Fórum Permanente do Samba.

DSC_0210.jpg
Fórum Permanente do Samba


Já não é de hoje que nós pretos e pretas lutamos pelos nossos direitos pois somos a maioria no Brasil como negros e somos consumidores assíduos. 
Consumimos diariamente e as empresas tem cada vez mais lucrado com isso. Produzimos roupas, alimentação, eventos, música e etc. 
Na música como criadores do samba e outros gêneros musicais, promovemos e levamos alegria para pessoas não pretas mas que amam esse gênero musical que no carnaval muitos artistas e personalidades brancas vem ocupando espaços para se auto promoverem. Usam o samba e as escolas de samba para faturarem. Isso é um absurdo, pois o samba é nossa história, é uma forma de luta, de expressão e de libertação.

Porém na hora de termos o apoio cultural para desenvolvermos mais cultura no Brasil é justamente o samba que não tem o apoio devido.

Portanto no dia 07 de Junho de 2022, ás 18 horas aconteceu o Fórum Permanente do Samba na Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, número 100, no bairro da Bela Vista, São Paulo, próximo ao metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira, um grande evento e encontro em defesa do PL de Fomento ao Samba, esse patrimônio cultural e histórico preto.

Diversas entidades, produtores, artistas, historiadores, militantes, representantes de escolas de Samba estiveram presente assim como o diretor Ryck Bastos CEO da Rádio Boa Música FM que além de ir militar juto aos seus camaradas e irmãos, foi para escrever essa matéria e enviar á assessores de imprensa, jornalistas parceiros, grandes mídias e a um dos maiores movimentos negros do Brasil, que é a UNEGRO SP Capital, no qual nosso CEO é diretor de comunicação.

Segue abaixo algumas imagens de nosso fórum no qual também teve a presença da cantora Cris Pires Cristina Rezende, Cris Blue, Anderson Tobias, produtora Daniele Reigadas da Zandara Produções e muitos outros produtores e artistas.

Saiba mais sobre…

CARTA AO FUTURO DA CULTURA BRASILEIRA
Pela derrubada dos vetos às Leis da Cultura: Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo 
assinam esta carta
Alceu Valença- cantor e compositor 
Caetano Veloso 
Chico Buarque – cantor e compositor 
Emiliano Queiroz – ator 
Fagner – cantor e compositor 
Fernanda Montenegro – atriz 
Gilberto Gil – cantor e compositor 
Lea Garcia – atriz 
Leci Brandão – cantora, compositora e Deputada estadual 
Lia de Itamaracá – Mestra e cantora 
Luiz Carlos Barreto – cineasta 
Ivan Lins – cantor e compositor 
Maria José de Lima Soares- presidente do Boi de Maracanã (MA) 
Marieta Severo- atriz
Renato Teixeira – cantor e compositor 
Zuenir Ventura – jornalista e escritor 
Excelentíssimos senhores e senhoras Congressistas, 
Em primeiro lugar, manifestamos nossa gratidão por manterem as portas, corredores e plenários abertos às demandas e aspirações profundas e legítimas da cidadania brasileira. Quando o Dr. Ulysses Guimarães proclamou a Constituição de 1988, selou o destino do Congresso Nacional: a casa do diálogo, da temperança, da pacificação e da busca dos consensos possíveis, hoje tão necessários no atual contexto de polarização política e social do país.
E é em busca de um consenso que nos dirigimos às vossas excelências, em nome do futuro da cultura brasileira. 
O direito à cultura foi inscrito e consagrado em nossa Carta Magna, que preconiza em seu artigo 215:
“O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais  (Art. 215, Caput) 
Ocorre que, mais de 3 décadas após a proclamação da Constituinte, ainda resta um longo caminho para que a cultura seja, de fato, um direito de todos os brasileiros e brasileiras, sem distinção. 
Um direito que atravesse o Brasil profundo, da Amazônia ao sertão, dos pampas ao litoral, que se reflita não só no acesso aos bens, produtos e serviços culturais, mas na democratização dos meios de expressão e produção da cultura e da arte. 
Que promova o desenvolvimento da indústria cultural, que gere emprego e renda, que valorize as tradições e costumes de nossa gente, que incentive experimentações estéticas. Cultura como tradição, mas também como invenção. 
O Brasil precisa de uma Política Nacional de Fomento à Cultura, voltada aos trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural, que beneficiará o conjunto da sociedade brasileira. 
A carta anexa se baseia no direito à cultura inscrito nos artigos 215 e 216 da Constituição de 1988 para pedir a derrubada dos vetos às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, que serão votados nesta terça-feira (14) em sessão conjunta do Congresso Nacional. 
Em um dos trechos da carta estes artistas e intelectuais, todos com mais de 70 anos, afirmam que “Não pedimos por estas Leis em benefício próprio, mas pelos que virão depois de nós. É uma aposta no futuro da cultura brasileira, que passará a contar com um modelo de financiamento capaz de concretizar o que está escrito em nossa Constituição Federal.” 
A derrubada dos vetos permitirá um investimento no setor cultural de 3,8 bilhões de reais ainda em 2022 e de 3 bilhões anuais a partir de 2023. A cultura e a arte geram cerca de 6 milhões de empregos diretos no Brasil e respondem por 4% do Produto Interno Bruto. 
Compartilhe: 
Saudações Culturais!


Saiba sobre o que rolou antes do Fórum e  #FOMENTOAOSAMBA Já! para entender mais sobre e nos ajudar na divulgação e mobilização.

#FOMENTOAOSAMBA Já! 
Está em andamento o Projeto de Lei que estabelece o Programa de Fomento ao Samba na Cidade de São Paulo com dotação própria anual de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) no orçamento municipal. Divididos em módulos previstos no edital do fomento contemplando assim diversos projetos.
Seu projeto, atividade, obra ou qualquer linguagem cultural e artística voltada ao samba e suas vertentes poderá se inscrever nos editais que serão lançados caso a lei seja aprovada.
O que precisamos fazer para conquistar a aprovação do Projeto de Lei?
📣💥 PRESSÃO! 💥📣
No dia 07 de junho, às 18h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo – Próxima da estação do metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira), teremos um GRANDE ENCONTRO EM DEFESA DO PL DE FOMENTO AO SAMBA!
COMPAREÇA!
SIGA! @forumpermanentedosamba
Para mais novidades…
#forumpermanentedosamba #forumdosamba #fomentoaosamba #samba #cultura #arte #música #julianacardoso #atodeapoio
https://www.instagram.com/reel/CeU5Fevjtcr/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Matéria: Ryck Bastos

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe seu comentário, participe, inscreva-se, dê um like e compartilhe em suas redes sociais.

Tags:

About Samuel Lee

About Samuel Lee

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam.